País
Idioma
Bandera
Brasil

A BAIXA PRESSÃO DE INFLAÇÃO DOS PNEUS GERA POLUIÇÃO EXTRA NO MEIO AMBIENTE

Quinta-Feira, 09/06/2011

Resultados da última pesquisa da campanha global "Torne seu Carro Ecológico", realizada pela Bridgestone, mostram que 1 em cada 7 motoristas na América Latina coloca sua segurança em risco.

São Paulo (Junho, 2011) - Um em cada cinco motoristas dos principais mercados latino-americanos conduz, habitualmente, com baixa pressão de inflação em pelo menos um de seus pneus - ou seja, 7 psi abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo. Além disso, um em cada sete motoristas põe sua segurança em alto risco devido à baixa pressão de inflação - 9 psi abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo.

Como resultado, a cada ano, os condutores desperdiçam 100 milhões de litros de combustível, o que, por sua vez, se reflete em um alto índice de poluição do meio ambiente com 236 milhões de quilogramas de CO2 extras.

A baixa pressão também causa um efeito extremamente negativo na durabilidade dos pneus, devido ao excessivo trabalho da banda de rodagem e à flexão das paredes laterais. Estes dois fatores podem causar uma falha dos pneus. Como parte adicional do estudo, se constatou que:

• 8% dos pneus revisados mostraram uma profundidade de borracha inferior a 2 mm, e 3,6% dos pneus se encontravam perigosamente desgastados, ou seja, com menos de 1,6 mm de borracha remanescente.

• 38% dos pneus não contavam com a tampinha da válvula. Ela ajuda a manter o mecanismo da válvula livre de umidade, do pó e da sujeira, evitando a perda de ar pela válvula.

Outro dado relevante obtido com o estudo é que 85% dos motoristas recorrem usualmente aos postos de gasolina para conferir a pressão dos pneus, enquanto que só 9% deles visitam os centros de serviços especializados em pneus. Ainda foi encontrada, em 25% dos calibradores dos postos, uma pressão de no mínimo 4 psi a menos, se comparados a um calibrador profissional utilizado nos centros de serviço, o que afeta a precisão da calibragem dos pneus.

Estas são as conclusões das pesquisas de segurança efetuadas pelo terceiro ano consecutivo em âmbito regional. Ano após ano, a amostra vem sendo ampliada; prova disso é que ao longo de 2010 foram revisados 10.982 veículos em oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Guatemala, México, Uruguai e Venezuela. As revisões gratuitas foram realizadas pela Bridgestone em postos de gasolina, centros comerciais, estacionamentos públicos e estações de férias. Esta iniciativa faz parte da campanha social Torne seu Carro Ecológico, um programa mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em parceria com a Bridgestone desde 2008, e que tem como objetivo principal reduzir o impacto ambiental.

Um alto custo para o Meio Ambiente

A pressão de inflação tem grande influência na resistência ao rolamento do pneu e isso é um fator determinante no consumo de combustível de um veículo. Dependendo do tipo de trajeto e do estilo de condução do motorista, a resistência ao rolamento representa entre 18% e 26% da energia consumida por um veículo. Devido ao fato da baixa pressão aumentar a resistência ao rolamento, isso tem um efeito direto no consumo de combustível e na emissão de gases poluentes.

Bridgestone seguirá trabalhando no cuidado com o Meio Ambiente

A campanha Torne seu Carro Ecológico continuará realizando ações para preservar um Meio Ambiente favorável para as futuras gerações, mediante a adoção de 10 pontos sumamente importantes que qualquer motorista deve considerar antes de dar a partida no automóvel.

• Compre produtos ecológicos.
• Planeje sua viagem.
• Confira com frequência a pressão dos pneus.
• Evite cargas desnecessárias no porta-malas e o uso de bagageiro.
• Não esquente o motor do carro antes de começar a dirigir.
• Use o ar-condicionado somente quando necessário.
• Acelere suavemente e mantenha uma velocidade constante.
• Use o freio-motor.
• Não mantenha o motor ligado enquanto estiver parado.
• Compense as emissões geradas de CO2.

Para a Bridgestone na América Latina, esta iniciativa contribui para aumentar a consciência e para demonstrar a importância do cuidado com os pneus, por isso a empresa continuará realizando revisões de segurança durante o ano de 2011.

Bridgestone: uma empresa comprometida

Há muitos anos, a Bridgestone vem trabalhando em diferentes projetos relacionados com a Segurança e o Meio Ambiente. Prova disso é que, somente junto à FIA, participa em duas ações de singular importância. Inicialmente foi a campanha Pense Antes de Dirigir, vinculada com a Segurança Viária e cuja aplicação continua vigente. E agora com a Torne seu Carro Ecológico, uma campanha fortemente vinculada com o Meio Ambiente.

A Segurança Viária e o Meio Ambiente, sem dúvida, continuarão sendo dois objetivos centrais para a Bridgestone em âmbito global.

Fatores-Chave e Estatísticas

Campo de ação

2008 - 6 países 6.240 veículos checados
2009 - 7 países 8.984 veículos checados
2010 - 8 países 10.982 veículos checados

Consequências da baixa pressão de inflação nos pneus

• 15 % dos pneus checados se encontravam em um estado grave de baixa pressão de inflação.

• 1 de cada 7 motoristas põe em risco sua segurança.

Consequências para o Meio Ambiente

• Entre 18% e 26% da energia utilizada em um veículo é gasta com a resistência ao rolamento dos pneus.

• 21% dos veículos revisados consumiam combustível desnecessário devido à pressão inadequada dos pneus.

• 100 milhões de litros de combustível foram desperdiçados em 8 países da América Latina.

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com



Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior