País
Idioma
Bandera
Brasil

BRIDGESTONE FIRMA ACORDO PARA DAR ASSISTÊNCIA A PEQUENOS PRODUTORES DE BORRACHA DA INDONÉSIA

Parceria com o World Agroforesty Centre inclui suporte técnico, pesquisas para o desenvolvimento sustentável e cooperação para os cultivos familiares locais. Terça-Feira, 20/07/2010

A Bridgestone Corporation anunciou a parceria com o World Agroforesty Centre (Centro Mundial de Agroflorestas, em português), no qual ambos disponibilizarão às pequenas fazendas produtoras de matéria-prima (látex) da Indonésia informações e orientações sobre as melhores práticas em relação ao cultivo de seringueiras.

O acordo também promoverá uma pesquisa conjunta com a intenção de ajudar a estabelecer regionalmente as agriculturas industriais de borracha no futuro. O compromisso, assinado há poucos dias, em Bogor (a 50 km de Jacarta), na Indonésia, foi acompanhado de uma doação de dois milhões de rúpias indonésias da Bridgestone para o World Agroforestry Centre. A subsidiária da Bridgestone em Sumatra, a P.T. Bridgestone Sumatra Rubber Estate, trabalhará com os representantes do World Agroforesty Centre em conjunto com essas iniciativas.

1. Sobre o World Agroforesty Centre

O World Agroforesty Centre (WAC), incorporado ao International Centre for Research in Agroforesty (ICRAF) - ou Centro Internacional para Pesquisas em Agroflorestas -, é uma das 15 instituições de pesquisa ligadas à Consultive Group on International Agricultural Research (CGIAR). Sediado em Nairóbi, no Quênia, o WAC é uma instituição internacional que promove o apoio para fazendas de pequena escala através da pesquisa de agroflorestas na África, Sudeste da Ásia e América do Sul. Ela também conduz pesquisas para aumentar a eficiência da produção da borracha natural extraída das "florestas de borracha", ou seringueiras nascidas em ambientes de florestas, e promove uma apropriada mistura de cultivo de borracha com outras árvores e sementes.

2 . Retorno da parceria: contribuições às comunidades locais

2.1 Suporte para agricultura familiar na Indonésia
O Grupo Bridgestone é dono de duas propriedades de cultivo de borracha na Indonésia, nas ilhas de Sumatra e Kalimantan, ocupando uma área total de 24 mil hectares. Por outro lado, boa parte da borracha natural doméstica da Indonésia é produzida por fazendas de pequena escala , com propriedades de menos de dois hectares. Através do suporte para as agriculturas familiares, a Bridgestone espera impulsionar a produção de borracha natural e contribuir para a estabilidade econômica e o desenvolvimento das comunidades locais.

2.2 Melhoria da qualidade das "Florestas de Borracha"
O Grupo Bridgestone está empenhado em melhorar a qualidade da "floresta de borracha" através de atividades educacionais e de treinamentos voltados aos pequenos produtores. O próximo estágio do projeto será promover o suporte por meio de análises científicas dos cultivos, das pragas e de outros aspectos da agrofloresta de borracha.

2.3 Biodiversidade
Baseado na aproximação defendida pelo World Agroforesty Centre, que visa tanto a estabilidade econômica dos produtores como a biodiversidade, o Grupo Bridgestone contribuirá com a preservação ambiental na Indonésia pelo incentivo aos pequenos produtores para combinar várias outras plantações e sementes com o cultivo de seringueiras.

3. Seringais da Bridgestone na Indonésia

1. Sumatra
a) Empresa: P.T. Bridgestone Sumatra Rubber Estate
b) Localização: Serbalawan, North Sumatra ( Sumatera Utara)
c) Aquisição: Agosto de 2005
d) Participação: Bridgestone Corporation - 95%
e) Representante: Philip Hickling
f) Produtos: Borracha natural
g) Área: Aproximadamente 18 mil hectares
h) Empregos: Aproximadamente seis mil (até 30/4/2010)

2. Kalimantan
a) Empresa: P. T. Bridgestone Kalimantan Plantation
b) Localização: Tanah Laut, South Kalimantan (Kalimantan Selatan)
c) Fundação: Novembro de 1999
d) Participação: Bridgestone Corporation 99%
e) Representante: Aswansyah Noerdin
f) Produtos: Borracha natural
g) Área: Aproximadamente seis mil hectares
h) Empregos: Aproximadamente 800 (até 30/4/2010)

Sobre a Bridgestone Corporation: sediada em Tóquio, a Bridgestone Corporation é a maior companhia de pneus e de borracha do mundo. Além dos pneus para o uso em uma grande variedade de aplicações, ela também fabrica diversos produtos, que incluem borrachas industriais, produtos químicos e artigos esportivos. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países em todo o mundo. Emprega 134 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, a empresa gera 3.300 empregos e produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA).

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com



Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior