País
Idioma
Bandera
Brasil

BRIDGESTONE LANÇA CHIP PARA GESTÃO DE PNEUS

Quinta-Feira, 26/05/2011

Novo serviço busca otimizar processos de controle para o frotista

A cada dia, as transportadoras têm buscado produtos que permitam maior agilidade e precisão nos processos de controle das frotas de caminhões e ônibus. Nesse contexto, quase sempre a tecnologia é a melhor saída. No entanto, o custo elevado da solução, seja ela um software ou um equipamento, dificulta qualquer implementação em curto prazo.

A Bridgestone, a maior fabricante de pneumáticos do mundo, lançou em fevereiro uma solução para essa questão. O lançamento foi um chip, acoplado a cada pneu que, por meio de radio freqüência, fornece uma série de informações, como identificação numérica, marca, modelo, dimensão, ciclo de vida e desenho de reforma do pneu.

“Com o chip, o frotista consegue ter um raio-x completo e tem acesso à informações que, a olho nu, são muito trabalhosas de se identificar. Combinado com outras soluções que a Bridgestone já possui, como o Pro-fleet®, o DAPM® e o Survey®, o chip permite que o transportador de fato faça a gestão de sua frota”, afirma Ricardo Drygalla, gerente de marketing da Bridgestone.

Ao todo, a tecnologia é composta por um chip e por uma leitora que recebe dados via sinais de radio freqüência e os transmite para outro periférico portátil via sinal Bluetooth, organizando-os em um banco de dados. Considerando uma frota composta por cerca de 500 pneus montados, o investimento inicial total da solução é de, aproximadamente, R$ 10 mil.

O chip é fixado no pneu por meio da vulcanização química, um processo que permite a perfeita união de componentes de borracha em temperatura ambiente, fazendo com que as partes se tornem unidas, coladas, permanentemente como uma única peça. Tudo isso sem ter que desmontar nada e in loco. Resistente às situações mais agressivas de uso, como alta temperatura, choques contra obstáculos e afins, o chip também permanece ativo no pneu mesmo nos processos de recapagem, o que evita custos secundários.

“Além disso, brevemente a tecnologia estará apta a fornecer outras informações úteis, como por exemplo a calibragem, intervenções de manutenção, ou mesmo temperatura de trabalho, itens essenciais para a geração e potencialização de economia na gestão de frotas”, destaca Drygalla.

Na última década, a Bridgestone investiu na América Latina mais de R$ 5 milhões em softwares para gerenciamento de frotas. Com essas soluções, a empresa espera crescer 30% no número de clientes assistidos até 2012. “Hoje, os nossos sistemas de gerenciamento de pneus possuem um nível de desenvolvimento tecnológico tal que não necessitamos mais de grandes investimentos. Os grandes esforços financeiros já foram realizados”, completa o executivo.

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com
Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior