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BRIDGESTONE ANUNCIA TECNOLOGIAS FUTURAS PARA PNEUS QUE CONTRIBUEM PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Sexta-Feira, 01/06/2012

O objetivo é desenvolver produtos com materiais 100% sustentáveis

TOKIO, Japão (29 de maio de 2012) – A Bridgestone Corporation anunciou recentemente, durante o World Rubber Summit*¹ 2012, em Cingapura, o desenvolvimento de novas tecnologias para pneus que contribuem para uma sociedade mais sustentável. O Presidente do Conselho de Administração da Bridgestone, Shoshi Arakawa, informou que essas tecnologias visam o desenvolvimento de pneus de classe mundial feitos de materiais 100% sustentáveis*².

O setor de transporte tem um impacto significativo no ambiente, particularmente em termos de utilização de recursos e emissões de CO2. Como a maior fabricante de pneus e borrachas do mundo, o Grupo Bridgestone tem um potencial de reduzir significativamente o impacto do setor sobre o meio ambiente. Ao mesmo tempo, a empresa definiu o seu papel como resposta às necessidades dos clientes em todo o mundo, proporcionando produtos de alta qualidade e tecnologicamente avançados.

Para cumprir sua missão, o Grupo estabeleceu metas ambientais de longo prazo para orientar a sua busca por uma sociedade sustentável. A empresa priorizou a promoção do uso de materiais 100% sustentáveis. Para atingir este objetivo, a Bridgestone terá que alavancar totalmente as suas capacidades técnicas, diversificar e ampliar a gama de recursos renováveis que utiliza na produção de pneus e outros produtos de borracha. Para conseguir isso, a companhia está diversificando as regiões em que produz borracha natural e ampliando o leque de fibras vegetais reforçadas que usa. Além disso, com o intuito de substituir os recursos fósseis com materiais renováveis, está desenvolvendo a borracha sintética, o negro de fumo e agentes de composição de borracha criadas a partir de materiais de biomassa. Até 2050, o Grupo continuará a promover o desenvolvimento dessas tecnologias e apresentará relatórios sobre o progresso destas iniciativas, conforme apropriado.

O Grupo Bridgestone está desenvolvendo uma série de tecnologias que podem ser aplicadas em toda a cadeia de valor, desde matérias-primas a produtos acabados, valendo-se do modelo da tecnologia 3 “R” - reduzir, reutilizar e reciclar - que diversificam os recursos usados e utilizam os recursos renováveis, bem como tecnologias de reforma de pneus. Além disso, o grupo está buscando o desenvolvimento de novas tecnologias para pneus, tais como aquelas que reduzem emissões de CO2 através de uma melhor eficiência do combustível.

Metas de meio ambiente a longo prazo:

* Rumo a 100% de materiais sustentáveis: Concentrar-se em alcançar a meta, aproveitando-se das capacidades tecnológicas e de desenvolvimento do Grupo Bridgestone;

* Contribuir para o objetivo global acordado (para redução de emissões de CO2): Iniciativas já estão em vigor e produzindo resultados;

* Em equilíbrio com a natureza: Progressão para alcançar os dois objetivos acima também irá permitir que o progresso seja feito para atingir este objetivo.

Iniciativas para expandir a gama de materiais renováveis usados

A) Diversificar as regiões em que a borracha natural é produzida

Além de produzir borracha natural em regiões tropicais, o Grupo também desenvolveu tecnologias que permitem que a borracha natural possa ser produzida em plantas cultivadas em regiões áridas e temperadas, contribuindo para aliviar a concentração do uso de produção de borracha natural em determinadas áreas. Atualmente, estão em pesquisa duas plantas, o Guaiúle e o dente-de-leão.

B) Diversificando e ampliando a gama de fibras vegetais reforçadas

As fibras reforçadas atualmente utilizadas em pneus incluem fibras de petróleo, tais como o poliéster e nylon, e fibras vegetais, como rayon. No entanto, o Grupo começou a trabalhar para realizar a aplicação prática de novas fibras de celulose*³, que irão aumentar significativamente a capacidade de fibras de plantas a serem fornecidas.

Iniciativas para substituir os recursos fósseis com recursos renováveis

A) Desenvolvimento de borracha sintética criada a partir de materiais de biomassa

A Bridgestone desenvolveu uma tecnologia que permite que a borracha sintética seja produzida utilizando-se de materiais intermediários criados a partir de materiais de biomassa. Utilizando tecnologias de sintetização de materiais Utilizando as tecnologias de sintetização de materiais do Grupo, a empresa tem como objetivo transformar esses materiais em recursos renováveis. Um exemplo do sucesso desta iniciativa é a borracha sintética que a Bridgestone criou com sucesso a partir de butadieno*4 produzido pelo bioetanol.

B) O desenvolvimento de negro de fumo produzido a partir de materiais de biomassa

O grupo desenvolveu uma tecnologia que permite que o negro de fumo seja retirado a partir de materiais intermediários criados a partir de materiais de biomassa. Utilizando tecnologias de sintetização de materiais. Utilizando as tecnologias de sintetização de materiais do Grupo, pretendemos transformar esses materiais em recursos renováveis. Um exemplo do sucesso da iniciativa seria o negro de fumo criado a partir de gorduras e óleos vegetais.

C) Desenvolver novos materiais de borracha criados a partir de material de biomassa

Os compostos mais comuns que podem ser recuperados a partir da biomassa incluem bioetanol extraído a partir de açúcares, ácidos graxos*5 retirados de gorduras e óleos vegetais, celulose e lignina*6 extraído da madeira, além de outros compostos que consistem principalmente de carbono, hidrogênio e oxigênio. A empresa está atualmente trabalhando para desenvolver novos materiais altamente funcionais de borracha utilizando esta vasta gama de materiais.

*¹ O World Rubber Summit (realizada de 22 a 24 de maio de 2012), patrocinado pelo Grupo Internacional de Estudo da Borracha (IRSG), é a única Conferência Mundial para os especialistas de borracha. Os participantes são formados por produtores e consumidores de borracha natural e sintética de todo o mundo, e o encontro serve como uma oportunidade para discutir as tendências da indústria da borracha e problemas que vão moldar o futuro de sua produção a partir de uma perspectiva global.

*² O termo "material sustentável" usado pela Bridgestone, é baseado na definição de que materiais que não se esgotam devem ser mantidos, ao contrário de recursos fósseis e de outros recursos finitos.

*³ A celulose é um componente primário nas paredes celulares e fibras de plantas. Aproximadamente 1/3 de toda a matéria vegetal é a celulose, o carboidrato mais comum no mundo.

*4 Butadieno é o material intermediário mais comumente utilizado em borracha sintética (borracha de butadieno, de estireno-butadieno, etc.).

*5 Os ácidos graxos utilizados são retirados das gorduras e óleos extraídos a partir de óleo de palma.

*6 Além da celulose, a lignina é também um composto comum encontrado em madeira.

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