País
Idioma
Bandera
Brasil

BRIDGESTONE APRESENTA TECNOLOGIA E LANÇAMENTOS NA FENATRAN 2011

Quinta-Feira, 27/10/2011

Presença da maior fabricante de pneus do mundo na 18° edição do Salão Internacional do Transporte é marcada pelo lançamento de produtos, serviços e tecnologias BBTS

A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus e detentora das marcas Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone, participa da 18ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte, que vai reunir o maior conjunto de lançamentos dos últimos 30 anos nos setores de caminhões, implementos e equipamentos, motores e pneus, combustíveis, derivados e componentes, transportadores modais de carga, equipamentos de informática e segurança e demais modais do setor de transporte. A feira acontece de 24 a 28 de outubro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista.

A edição 2011 do maior evento do setor de transportes de carga da América Latina e um dos cinco maiores do mundo traz o tema “Transporte na rota da sustentabilidade”. E seguindo esta linha, a Bridgestone explora o conceito de sistematização como forma de otimizar desempenho e melhorar a eficiência de durabilidade dos pneus, o que contribui para a redução de CO², com grandes lançamentos: o RFID Gate e três novos pneumáticos.

O RFID Gate chega para complementar a era de pneus eletrônicos iniciada em fevereiro, quando a Bridgestone Bandag passou a utilizar a Radio Frequency IDentification – identificação por rádio frequência para captura de dados - e disponibilizar um chip para ser instalado em pneus de carga, tanto novos como usados. Com o Gate, a leitura dos pneus, então feita individualmente, acontece no momento em que o veículo passa pelo portão da transportadora, onde o equipamento de leitura será instalado. Desta maneira, torna-se possível identificar todos os pneus do veículo simultaneamente, otimizando a gestão.

Com o chip é possível ter um controle patrimonial dos produtos utilizados e, em conjunto com outras ferramentas de gestão, também monitorar a profundidade dos sulcos, a necessidade de troca ou rodízio, o tempo de vida útil, a necessidade de calibragem, entre outros itens. Este conjunto de fatores, quando mantido dentro das especificações corretas, promove ganho no consumo de combustível e de desempenho do motor, contribuindo com a redução na emissão de poluentes.

No segmento de pneumáticos, a Bridgestone lança os modelos M814, M840S e L320.

O M814 é um pneu Bridgestone de última geração de construção radial, projetado para atender os segmentos de veículos leves operando em curtas e médias distâncias. Com maior largura da banda de rodagem e sulcos mais profundos, garante o melhor desempenho quilométrico. O desenho diferenciado proporciona um desgaste regular e excelente dirigibilidade; os ejetores especiais nos sulcos centrais da banda de rodagem evitam a retenção de pedras, preservam a integridade da carcaça e favorecem a recapabilidade do pneu. Desenvolvido com as tecnologias Variable Pitch e Noise Fence, permite a diminuição do ruído e maior conforto durante a rodagem.

O M840S é um pneu radial de carga de última geração para atender o segmento de caminhões no uso misto, em percursos de curtas e médias distâncias. Foi projetado para ser usado em eixos direcionais, de tração moderada e de reboque. Com desenho misto com sulcos largos nos ombros, proporciona excelente tração em qualquer posição. Possui maior largura de rodagem, ângulos e formato de sulcos otimizados que proporcionam, respectivamente, maior quilometragem, menor retenção de pedras e desgaste regular. Sua rodagem com construção capa e base oferece menor geração de calor e seu composto especial assegura maior resistência a cortes, picotamentos e rachaduras. A arquitetura de construção do pacote de cintas metálicas utiliza-se da tecnologia Envelopment Power que, por meio de maior flexibilidade e da primeira cinta bipartida, contribui para melhor absorção e distribuição de impactos sofridos pela banda de rodagem, aumentando a resistência e recapabilidade.

Já o L320 é de construção radial para montagem em eixos de tração de veículos de médio a alto torque. O pneu apresenta uma tecnologia chamada CPT - Constant Performance Technology, que garante que a performance original do pneu se mantenha praticamente inalterada até o fim da vida em sua tração, dirigibilidade e durabilidade. Possui o talão e a espessura de lateral maiores: o primeiro minimiza a deformação e o segundo confere mais resistência a atritos. Apresenta sulcos profundos e “tie-bars” otimizados (mais baixos) que garantem a utilização do pneu até o fim de sua vida total. Outro diferencial é o desenho da banda de rodagem, que com maior numero de blocos gera melhor tração (pode ser usado em usinas de cana, pedreiras, madeireiras e construções).

Os três novos pneus da Bridgestone serão fabricados no Brasil e disponibilizados em todo o território nacional.

Além do lançamento dos novos produtos, o stand de 250 metros quadrados da Bridgestone terá em exposição um caminhão da Fórmula Truck e ainda contará com serviços de gerenciamento de pneus, molas pneumáticas e bandas de rodagem, além de diversos modelos de pneus de carga, de passeio e de caminhonete.

Entre eles, o B250 Ecopia, um pneu radial para automóveis lançado no Brasil que combina segurança, maior eficiência no consumo de combustível e desempenho ecologicamente mais limpo, por contribuir efetivamente com a redução dos poluentes emitidos pelo veículo. O composto conseguido com a NanoPro-Tech™, uma tecnologia desenvolvida pela Bridgestone e que permite controle da afinidade entre os polímeros e os outros materiais que compõem os pneus, atribui diversos benefícios ao pneu, entre eles a redução da resistência ao rolamento em até 40% em comparação aos pneus convencionais, o que resulta na economia do consumo de combustível na ordem de até 4%.

ATITUDE ECOLÓGICA

A Bridgestone Bandag mantém diversos programas de proteção ambiental em suas unidades produtoras, fazendo a coleta seletiva e destinação correta de seus resíduos.

Como qualquer produto, ao final da vida útil o pneu precisa ser descartado da maneira correta, em local apropriado, visando a não degradação ambiental. A correta destinação é feita por meio do programa de coleta de pneus descartáveis gerenciada pela RECICLANIP, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a Bridgestone do Brasil é associada, juntamente com outras indústrias de pneumáticos.

Em cumprimento à resolução 416 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a associação investe no programa em parceria com as prefeituras para a coleta e destinação dos pneus inservíveis em todo o território nacional.

A RECICLANIP é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. A coleta e a destinação correta são realizadas pela própria entidade que criou cerca de 700 pontos de coleta, distribuídos em 22 estados, o que permitiu a destinação apropriada de 330 milhões de pneus descartáveis até dezembro de 2010.

Os pneus recolhidos são encaminhados para empresas de trituração e picotagem cadastradas. Os fragmentos são reutilizados de diversas maneiras: combustível alternativo nas indústrias de cimento, matéria-prima na confecção de pisos, blocos e guias, em substituição à brita, confecção de solados de sapatos, borracha para vedação e peças de reposição para indústria automobilística, entre outras.

Este programa tem contribuído para a regularização das atividades de empresas laminadoras que atuam na informalidade, já que a RECICLANIP exige de seus parceiros licenciamento junto aos Órgãos Ambientais Estaduais e junto ao Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

A filial Campinas da Bridgestone do Brasil, responsável pela fabricação de bandas pré-moldadas Bandag, é certificada pela ISSO 14001, que atesta a excelência em seu sistema de gestão ambiental. Trata-se da primeira unidade Bandag das Américas a obter tal feito e uma das primeiras no País em seu segmento. A unidade também é certificada pela norma ISSO 9001:2008, atendendo aos mais recentes e rigorosos requisitos deste sistema, um verdadeiro atestado internacional de excelência da qualidade dos produtos e serviços Bandag.

A FEIRA

Realizada a cada dois anos, a Fenatran 2011 reunirá 365 expositores que apresentarão as novidades e tendências do setor de transporte e logística para cerca de 55 mil visitantes, de 45 países. O evento é uma iniciativa da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em parceria com a NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), e conta com o Apoio Institucional da ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários) e do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários).

“A FENATRAN é uma feira muito importante para os negócios da Bridgestone no mercado brasileiro. Neste evento, o público pode conhecer de perto a tecnologia e os serviços produzidos pela empresa”, garante o Gerente de Marketing da Bridgestone Bandag, Ricardo Drygalla.

Serviço:
Bridgestone na 18ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte
Data: de 24 a 28 de outubro
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo/SP)
Horário: das 13h às 21h
Stand: D38

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com
Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior