País
Idioma
Bandera
Brasil

BRIDGESTONE LANÇA PROJETO DE PESQUISA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA FONTE SUSTENTÁVEL DE BORRACHA NATURAL

Quinta-Feira, 15/03/2012

Projeto inovador Guaiúle poderá ser um avanço para a indústria da borracha

TOKYO, Japão (13 de Março de 2012) – A Bridgestone Corporation (BSJ) anunciou nesta semana que o Grupo Bridgestone planeja uma ampla pesquisa a ser realizada nos Estados Unidos dedicada ao desenvolvimento do Guaiúle como uma fonte comercialmente viável, renovável e que produz uma borracha natural de alta qualidade, como alternativa para a árvore de seringueira.

O Guaiúle é um arbusto nativo que cresce no sudoeste dos Estados Unidos e no norte do México. Esta planta produz borracha natural em sua casca e nas raízes. A borracha natural de Guaiúle tem qualidades quase idênticas em relação a borracha natural colhida das seringueiras, que é atualmente a principal fonte utilizada nos pneus.

Este projeto está sendo feito pela equipe de operações da Bridgestone Operações de pneus para as Américas (BATO- Bridgestone Americas Tire Operations em inglês) em colaboração com a BSJ. A BSJ financia e cria as estratégias para esta pesquisa, enquanto a BATO está responsável por encontrar um local adequado e operar o espaço piloto. A BATO também irá alavancar os recursos do Centro de Pesquisa e Tecnologia Bridgestone Américas e do Centro Técnico Akron para oferecer conhecimentos técnicos e de pesquisa.

A BATO está atualmente a procura de terras para estabelecer a fazenda piloto e construir o centro de pesquisa no sudoeste dos Estados Unidos. O estudo será desenvolvimento por uma equipe de pesquisas composta por cientistas agrícolas, engenheiros e técnicos de processo focado na otimização das tecnologias agronômicas necessárias para a produção da borracha para pneu em quantidades adequadas para a fabricação em escala mundial.

A empresa espera encontrar um local, estabelecer o espaço de pesquisa e iniciar a construção do centro até o final de 2012. A instalação está prevista para estar totalmente em operação até 2014. A produção de borracha deve começar em 2015.

"Este é um projeto excitante e inovador. Ele não só irá ajudar a nossa empresa a atender a demanda por borracha natural, como também constituirá um avanço para a indústria da borracha", informa Bill Niaura, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios para a Bridgestone Americas, Inc. (BSAM). "Este projeto demonstra nosso compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade através do potencial para desenvolver um recurso renovável para a borracha natural que pode ser cultivado, colhido e processado mais perto do mercado."

Com a demanda por pneus crescendo em curto e longo prazo, o Grupo Bridgestone abraça a sua responsabilidade em desenvolver novas tecnologias e práticas de negócios que incentivem a conservação dos recursos naturais finitos. Através de iniciativas como o projeto de pesquisa Guaiúle, o Grupo Bridgestone está trabalhando em processos para reduzir, reutilizar e reciclar matérias-primas. O grupo também está trabalhando para desenvolver pneus com 100% de materiais sustentáveis (recursos renováveis e recicláveis). A empresa está envolvida em outros esforços para pesquisar e desenvolver pneus conceituais feitos a partir de materiais sustentáveis e espera compartilhar informações adicionais sobre os projetos em um futuro próximo.

O Grupo Bridgestone vai aproveitar o conhecimento e a experiência adquirida com a sua participação em um projeto de pesquisa feita com o Guaiúle, em parceria com o Departamento de Agricultura dos EUA, entre 1988 e 1991, que focou em extrair borracha para os pneus da biomassa da planta. O sucesso no desenvolvimento comercial de Guaiúle irá diversificar a fonte de borracha natural e reduzir a dependência atual sobre as seringueiras brasileiras, que tem uma área limitada de crescimento e é restrito a climas tropicais próximas ao Equador. Por outro lado, o Guaiúle é nativo aos climas de deserto com uma área de enorme potencial de crescimento.

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com



Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior