País
Idioma
Bandera
Brasil

FERIADO PROLONGADO COM SEGURANÇA: NÃO SE ESQUEÇA DE CHECAR OS PNEUS

Segunda-Feira, 27/05/2013

A fabricante de pneus Bridgestone ensina a revisar os pneus antes de pegar a estrada

SANTO ANDRÉ, São Paulo (22 de maio de 2013) – O feriado prolongado está chegando e o que passa pela cabeça das pessoas é viajar para descansar. Mas para evitar surpresas e dor de cabeça na sua viagem, a checagem de um grupo básico de itens do veículo como filtros e óleo do motor, água do radiador, sistemas de freio e de suspensão, bateria, faróis e palhetas do limpador do para-brisa, entre vários outros componentes é extremamente importante. Mas há um item que nem sempre é lembrado, apesar de sua vital importância: os pneus.

Um exemplo é que os motoristas não tem o costume de calibrar seus pneus regularmente. “Baixa pressão de inflação pode acarretar uma série de consequências como desgaste prematuro, maior consumo de combustível, perda de estabilidade e até acidentes”, explica o gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrelli.

É preciso lembrar que os pneus são o principal elo entre o veículo e o solo. Muito da estabilidade e da segurança do veículo vem deles, que são fundamentais para o aproveitamento total das características de vários sistemas do veículo como a suspensão, a transmissão, a tração, a direção e a frenagem.

Calibragem
A calibragem correta é essencial tanto para a boa condição de rodagem, como para o menor desgaste, boa dirigibilidade e menor consumo de combustível, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

O ar interno é um dos componentes do próprio pneu. Sem ele, ou com sua pressão abaixo da especificada, o pneu não tem como atender às exigências de desempenho, comprometendo diretamente o comportamento e a segurança do veículo. Por isso, a Bridgestone recomenda a checagem semanal da pressão dos pneus, sempre a frio (num posto que fique no máximo a 2 km da sua casa) e incluindo o estepe (que deve ser calibrado com uma pressão até 5 psi a mais que o normal). Em decorrência dessa baixa pressão, o veículo pode sofrer diversos danos, como a perda de aderência, risco de detalonamento (quando o pneu "desencaixa" da roda), deterioração da estrutura interna do pneu devido ao aquecimento extremo durante a rodagem, instabilidade e maior esforço do motor. “Além disso, o limite de desgaste permitido por lei é de 1,6 milímetros de profundidade do sulco do pneu. Abaixo disso a perda de aderência sobre superfícies molhadas (aquaplanagem) aumenta significativamente e com ela aumenta a possibilidade de um acidente”, alerta Quadrelli.

Rodízio

Outra medida simples de prevenção é fazer o rodízio de pneus, que consiste na inversão das posições entre os dianteiros e os traseiros - que tem por função equalizar o desgaste e garantir uma vida longa e uniforme a eles. O ideal é fazer o rodízio periodicamente, de acordo com o manual do veículo. Na ausência da indicação do fabricante do veículo, o rodízio pode ser feito a cada oito mil quilômetros para pneus radiais, e a cada cinco mil para os diagonais.

Quando o motorista adquirir somente 2 pneus novos, a recomendação é que sejam instalados no eixo traseiro, de acordo com o engenheiro. "Muitos pensam que os pneus mais novos devem ser colocados na frente, mas é justamente o contrário, porque o risco de um acidente pela falta de aderência no eixo traseiro é sempre maior, visto que o veículo tende a perder a estabilidade, uma condição muito mais difícil para o controle da direção do que quando o pneu perde a aderência nos pneus dianteiros, que causa apenas a perda momentânea da dirigibilidade", explica.

SOBRE A BRIDGESTONE

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a companhia também produz uma vasta gama de produtos diversificados que incluem borracha industrial, produtos químicos e artigos desportivos. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países e territórios ao redor do mundo. No Brasil, produz pneus em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br

Glauce Dugo

Consultora de Comunicação

glauce.dugo@alfapress.com.br

(55-11) 4433-1021 / 99283-2563

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com



Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior