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Fabio Fossen assume a presidência da Bridgestone do Brasil

Subsidiária brasileira da maior fabricante de pneus do mundo mantém pioneirismo tecnológico no setor e apresenta planos de expansão e modernização

São Paulo, 19 de novembro de 2014 – O brasileiro Fabio Fossen assume a presidência da Bridgestone do Brasil no lugar do argentino Ariel Depascuali, que vai se aposentar, depois de mais 15 anos no grupo. O executivo, que era diretor Comercial da Coca Cola Femsa no Brasil, terá o desafio de liderar o processo de expansão e modernização da empresa.

A Bridgestone é a maior fabricante de pneus do mundo. A transição na presidência da unidade brasileira foi um processo bastante planejado, que teve início com a decisão de Depascuali de se aposentar, comunicada internamente no começo deste ano. O argentino estava no comando da subsidiária brasileira da Bridgestone desde 2010, tendo passado também pela presidência das unidades argentina e mexicana do grupo.

Fossen foi escolhido para o cargo após uma avaliação criteriosa. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o executivo tem também mestrado em Administração de Empresas pela The University of Michigan Ross School of Business, nos Estados Unidos.

Experiente, Fossen tem mais de 20 anos de vivência em empresas nacionais e multinacionais, com passagens pela Coca Cola Femsa, Booz&Co, Ambev e Sachs Automotive.

“Venho para somar e liderar a empresa nesse processo de expansão. Temos uma excelente equipe e nosso foco estará voltado para o fortalecimento e maior aproximação com os nossos canais de distribuição e nossos consumidores”, comenta Fossen.

Na Bridgestone, uma das estratégias para ganhar mais espaço no mercado brasileiro será o fortalecimento e expansão dos canais de vendas de produtos. A empresa possui mais de 590 pontos de vendas exclusivos Bridgestone no varejo, cinco lojas próprias de fábrica (CarClub Firestone) e três grandes centros de distribuição para revendas multimarcas, além do comércio eletrônico no site oficial da empresa.

Investimentos

A Bridgestone está realizando um amplo projeto de expansão e modernização em suas unidades brasileiras para atender às demandas, aumentar a capacidade de produção e melhorar ainda mais a qualidade do pneu produzido.  A empresa está investindo, entre 2014 e 2016, US$ 120 milhões na ampliação da produção e na modernização das linhas de fabricação de pneus nas fábricas de Santo André (SP) e Camaçari (BA).

Em Santo André (SP), a empresa está investindo na modernização das linhas de fabricação de pneus de passeio aros 13 e 14 para atender à demanda desse mercado, no qual a concorrência é acirrada tanto com os produtores locais, quanto com os importados. Além disso, a linha de produção de pneus agrícolas da marca Firestone, os chamados pneus AGR (Agrícola Radial), está recebendo investimentos para duplicar a capacidade produtiva.

Na unidade de Camaçari, a Bridgestone investe na ampliação de cerca de 25% da produção de pneus de alto desempenho e ultra-alto desempenho para carros de passeio e caminhonetes. O término das obras está previsto para maio de 2015. Com esta ampliação, serão criados mais de 100 empregos diretos.

“Apostamos no crescimento do mercado brasileiro e estamos investindo em segmentos importantes”, afirma Fossen.

Vanguarda tecnológica

A Bridgestone investe constantemente em novas tecnologias, colocando todo o seu know-how para desenvolver novos conceitos de pneus que ofereçam sempre cuidados com o meio ambiente, desempenho superior, segurança e economia.

Nesse ano, a companhia foi escolhida pelo Grupo BMW como fornecedor exclusivo de pneus para o revolucionário veículo elétrico BMW i3. Usando a tecnologia “ologic”, esses pneus ajudarão a atingir, em longo prazo, uma das metas da Bridgestone: contribuir para o objetivo global de redução das emissões de CO2 em 50% até o ano de 2050.

Durante o Paris Motor Show 2014, a Bridgestone apresentou sua segunda geração de pneus sem ar: a linha Air Free. Esse novo pneu substitui a câmara de ar convencional por uma série de bandas de resina que absorvem o impacto com o chão. Coloridas, as bandas se assemelham a grossos raios angulados. Já a parte exterior do Air Free é revestida com uma banda de rodagem que não move, feita com uma borracha sólida.

A equipe de engenharia da companhia trabalha para criar pneus mais leves e que usem menos matéria-prima, como a tecnologia run-flat, que reduz o peso do veículo, eliminando a necessidade de um pneu sobressalente, além da recapagem, a forma mais pura de reciclagem, que proporciona que um pneu de caminhão seja inúmeras vezes reformado, mantendo-se a segurança e a qualidade. A empresa investe também em tecnologias para criar produtos de borracha mais sustentáveis e encontrar novas fontes renováveis ​​de borracha natural, como o da planta Guaiule.

Ainda na questão de produtos ecológicos, a Bridgestone foi uma das primeiras fabricantes a oferecer ao mercado brasileiro pneus com menores índices de resistência ao rolamento - segmento "verde". No Brasil, o pneu Bridgestone B250 Ecopia já está em comercialização desde 2010. Além de contribuir para a redução da poluição no meio ambiente, através de uma maior eficiência de energia do veículo, a resistência ao rolamento desses pneus chega a ser até 40% menor que a dos pneus convencionais, resultando uma economia do consumo de combustível de até 4%, sem colocar em risco a segurança e sem comprometer a dirigibilidade em piso molhado e nas frenagens.

Todas essas inovações confirmam o compromisso da Bridgestone de preservar o meio ambiente e o planeta pensando num futuro de mobilidade sustentável.

SOBRE A BRIDGESTONE

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas, produtos químicos para aplicações em construção civil como materiais de impermeabilização, borracha industrial e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países e territórios ao redor do mundo.

 No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

 

Saiba mais em www.bridgestone.com.br

 
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