País
Idioma
Bandera
Brasil

Casa de Cultura Mario Quintana recebe exposição “Libertadores – paixão que nos une”

Patrocinada pela Bridgestone a mostra apresenta de forma interativa a história da competição e as curiosidades culturais dos países que participam

Porto Alegre, dezembro de 2015 – Acontece hoje, no Memorial Majestic da Casa de Cultura Mario Quintana, instituição ligada à Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul, a abertura da exposição “Libertadores – paixão que nos une”. Realizada pela Bridgestone, patrocinadora máster da Copa Libertadores e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, a exposição explora todas as particularidades do campeonato e torna o visitante um espectador real de cada época da competição. A mostra, que é gratuita para todos os visitantes, é organizada pela Cultura Sustentável e tem a colaboração de artistas como Caio Vilela, Marcelo Duarte e Maurício Rito.

A exposição conta com vários ambientes interativos. No chão, adesivos de bola retratados pelo fotógrafo Caio Vilela – que percorreu o mundo registrando o futebol de rua – mesclam o cenário futebolístico com a famosa “pelada”. A mostra ainda apresenta um telão de vídeos, fotos e curiosidades da competição, uma produção do jornalista e criador do Guia dos Curiosos, Marcelo Duarte.

O futebol para nós, brasileiros, tem como sinônimos a paixão, a emoção e a fidelidade. Uma idolatria que ultrapassa barreiras e permeia nossa vida com as mais diversas sensações”, comenta Fabio Fossen, presidente e diretor-geral da Bridgestone Brasil. “A Bridgestone, por meio de seus produtos, quer estar cada vez mais próxima de seus consumidores compartilhando esses sentimentos”, acrescenta.

Além dos ambientes interativos com totens e tablets, também serão disponibilizados para download gratuito dois aplicativos: um com dados da competição e outro com conteúdo mais extenso sobre a exposição. Para as crianças, foi desenvolvida uma tela exclusiva com conteúdo diferenciado e “quiz” interativo na parede, entre outras ações educativas.

É uma exposição emblemática que mostra histórias e fatos desconhecidos da maioria do público”, diz Noelly Russo, uma das curadoras do evento. “Apresentamos tudo o que o apaixonado por futebol gostaria de saber sobre a Libertadores”, afirma ela.

Ana Busch, também curadora da mostra, ressalta que a interatividade será uma característica marcante durante as visitas. “Queremos incentivar o público a tirar selfies da réplica do troféu e das outras atrações para compartilhar nas redes sociais”, comenta. A hashtag da exposição será #expolibertadores.

Para o diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, Emerson Martinez Fortes, “valorizar um dos esportes mais populares do Brasil é, também, uma ação cultural na medida em que proporciona o conhecimento sobre os contextos históricos envolvidos e a participação brasileira nesta história. A passagem da exposição sobre a Copa Libertadores pela CCMQ reflete ainda, uma valorização do público gaúcho, um reconhecimento da importância do local como polo cultural e esportivo”.

A Casa de Cultura Mario Quintana será o terceiro local que receberá a exposição “Libertadores – paixão que nos une”. Anteriormente, ela ficou de março a junho no Museu do Futebol, localizado no estádio do Pacaembu, em São Paulo e, durante os meses de agosto a novembro a mostra esteve no Museu Brasileiro do Futebol, localizado no estádio do Mineirão (MG). “Por onde passou a exposição foi um sucesso absoluto. Com certeza acontecerá o mesmo na Casa de Cultura Mario Quintana”, comenta Ana Carolina Xavier idealizadora do projeto e diretora da Cultura Sustentável.


Livro
A exposição é baseada no livro homônimo do jornalista Nicholas Vital que neste ano chega a sua 2ª edição. A obra mostra de uma forma bem abrangente a história do campeonato, os grandes craques, infográficos, depoimentos marcantes de jogadores, técnicos, dirigentes e jornalistas que revelam os bastidores, mitos e curiosidades da Copa Bridgestone Libertadores.

Essa nova edição do livro traz a trajetória da conquista do San Lorenzo na Copa Bridgestone Libertadores 2014 e novos relatos de ex-jogadores como Zico, Marcos, Cafu, Francisco Sá (maior campeão da Libertadores com seis títulos) e Alberto Spencer (principal artilheiro da competição com 54 gols)”, descreve Nicholas.   

O livro é um projeto realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet – com apoio do Ministério da Cultura e do governo do Estado de São Paulo. Parte da receita da venda do livro será doada à Fundação Cafu, entidade sem fins lucrativos, que tem por missão executar e manter programas que incentivem a inclusão social da comunidade do Jardim Irene e bairros vizinhos (São Paulo). Os exemplares podem ser adquiridos pelo site www.paixaoquenosune.com.br ou pelo aplicativo na Apple Store.


Serviço:
Exposição: “Libertadores - paixão que nos une
Data: 11/12/2015 a 28/02/16
Local: Casa de Cultura Mario Quintana.
Endereço: Rua dos Andradas, 736.
Horário de funcionamento: Terça a sexta das 09h às 21h e finais de semana e feriados das 12h às 21h.
Ingresso: Entrada gratuita.
Tel: (51) 3221-7147

Informações: http://www.ccmq.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/CCMQportoalegre


Sobre a Bridgestone

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.

No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Saiba mais em  www.bridgestone.com.br


Sobre a Cultura Sustentável

A Cultura Sustentável é uma empresa especializada em consultoria e produção de projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos. Com ampla experiência no mercado apresenta as melhores soluções no uso das leis de incentivo, por meio de estratégias personalizadas para cada área, aliando comunicação, economia e visibilidade às empresas.

Saiba mais em www.culturasx.com.br


Sobre a Casa de Cultura Mario Quintana
Com 12 mil metros quadrados, distribuídos em sete andares e divididos em duas alas, cortadas pela acolhedora Travessa dos Cataventos, a Casa de Cultura Mario Quintana tem a marca da diversidade, amparando todas as linguagens artísticas. Possui três cinemas, dois teatros, seis espaços expositivos, espaços comerciais, inúmeras salas para ensaio de dança, teatro e música, palestras e lançamentos literários; um  laboratório fotográfico e biblioteca. Abriga ainda dois jardins, incluindo o Jardim Lutzemberger; o Acervo Elis Regina; a Oficina Sapato Florido, voltada ao público infanto-juvenil e o Quarto do Poeta, reconstituição fiel com móveis e objetos pessoais de Mario Quintana. E também instituições da Secretaria de Estado da Cultura.

Por este mosaico cultural circulam mensalmente cerca de 30 mil pessoas, seja para conferir as exposições, espetáculos, shows, sessões de autógrafos, filmes ou oficinas, a maioria gratuitas. O centenário prédio do antigo Hotel Majestic, que teve em Mario Quintana seu último e ilustre hóspede, foi projetado pelos arquitetos Flávio Kiefer e Joel Gorski, a quem coube a radical transformação em centro cultural, em 1990. Em dezembro último foram entregues as obras de restauração das fachadas, em um processo que levou 18 meses.  Em 2015 celebra seus 25 anos de trajetória e em 2016 saudará os 110 anos de Mario Quintana.

NOTICIAS DESTACADAS
OIAPOQUE & CHUÍ
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
PROGRAMA DE AGENCIAMENTO DE FRETE SEGURO
ARRIBA
Otras noticias
Expandir
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
BRIDGESTONE RECEBE CERTIFICAÇÃO
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE
Noticia1
PASSEIO OFF ROAD ATÉ A PRAIA
Noticia1
ADVENTURE COM PATROCÍNIO BRIDGESTONE

Bridgestone do Brasil: Av. Queirós dos Santos, 1717, Casa Branca – Santo André/SP – 09015-901 | SAC: 0800 016 17 18 ou SACBR@la-bridgestone.com
Recomendamos o uso do Internet Explorer 8.0, Firefox 3 ou superior em uma resolução de 1024 x 768 ou superior