Se você quer melhorar o rendimento dos pneus do seu veículo, confira abaixo os 10 mandamentos:
1) CALIBRAR OS PNEUS SEMANALMENTE
de acordo com a indicação do manual do fabricante do veículo.
2) FAZER O RODÍZIO DE PNEUS.
Veículos com pneus radiais a cada 8.000 km e veículos com pneus diagonais a cada 5.000 km rodados.
3) EVITAR SOBRECARGA NO VEÍCULO
Excesso de peso compromete a estrutura do pneu e aumenta o risco de danos ou de alterações estruturais importantes.
4) FAZER A MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE TODO O VEÍCULO.
Amortecedores, molas, freios, rolamentos, eixos e rodas atuam diretamente sobre os pneus.
5) UTILIZAR AS MEDIDAS DE PNEUS E RODAS INDICADAS PELO FABRICANTE DO VEÍCULO
As partes do carro foram projetadas para interagirem de forma equilibrada. A utilização de pneus e rodas diferentes altera o equilíbrio.
6) ALINHAR O SISTEMA DE DIREÇÃO E SUSPENSÃO E BALANCEAR OS PNEUS
conforme indicado pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10.000 Km, e sempre que o veículo sofrer impactos fortes; ocorrer a troca de pneus; os pneus apresentarem desgastes irregulares; forem substituídos os componentes da suspensão; e o veículo estiver "puxando" para um lado.
7) UTILIZAR O PNEU INDICADO PARA CADA TIPO DE SOLO.
Rodar na cidade com um pneu destinado ao uso em terra (fora de estrada) provocará perdas no consumo de combustível, na estabilidade e na durabilidade das peças do veículo.
8) OBSERVAR PERIODICAMENTE O INDICADOR DE DESGASTE DA RODAGEM (TWI).
Este indicador, existente em todo pneu, mostra o momento certo para se efetuar a troca, reduzindo o risco de rodar com o pneu careca.
9) NÃO PERMITIR O CONTATO DO PNEU COM DERIVADOS DE PETRÓLEO OU SOLVENTES.
Estes produtos atacam a borracha fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas.
10) EVITAR A DIREÇÃO AGRESSIVA, COM FREADAS FORTES E MUDANÇAS BRUSCAS DE DIREÇÃO
Nunca ignore a existência de lombadas, buracos e imperfeições de piso. Os melhores pilotos de competição são aqueles que, mesmo rápidos, sabem poupar seus carros e pneus.