Encontram-se no mercado 4 tipos básicos de reparos para pneus de veículos de passeio. Confira abaixo quais são eles:
1. REPARO TEMPORÁRIO (MACARRÃO)
Não é recomendável o reparo temporário por ser aplicado sem a desmontagem do pneu, não permitindo avaliar a extensão da avaria e sua trajetória.
Também não veda a perfuração no interior do pneu.
2. REPARO A QUENTE
O reparo a quente também não é recomendável, pois não veda a perfuração na rodagem, possibilitando infiltrações externas.
3. REPARO A FRIO
Não é recomendável, pois suas características são similares ao reparo a quente.
4. REPARO COMBINADO (PLUG)
É o mais recomendável, desde que em posição e tamanho adequados, uma vez que veda a perfuração interna e externamente.
No caso de pneus para veículos de passeio, consertos somente são permitidos na área da banda de rodagem (parte do pneu que toca no solo) e devem ser efetuados dentro das especificações e requisitos da Norma ABNT NBR NM-225.
A Bridgestone do Brasil não mantém parceria com nenhuma empresa especializada em consertos de pneus.
Fonte: Boletim Técnico Informativo – EV 007/2005