O que são pneus slick e como eles são diferentes dos pneus de rua?

Compartilhar

Campaña Vuelta a Clases de Bridgestone y Firestone

Enquanto os pneus tradicionais de rua, que utilizamos em carros comuns, possuem algumas ranhuras e canaletas, os pneus slick são completamente lisos, bastante diferentes daqueles que vemos no dia a dia. Para entender o que é um pneu slick, devemos compreender melhor quais as diferenças entre eles e quando cada um deve ser utilizado para que cumpram corretamente suas funções.

A banda de rolagem dos pneus slick é completamente lisa, o que proporciona mais aderência, um dos pontos mais importantes para carros de corrida. Este tipo de pneu foi elaborado para otimizar carros de competição, feitos para funcionar bem em superfícies lisas. Além disso, os pneus slick são mais macios e se moldam à superfície, garantindo ainda mais aderência, rapidez e segurança, perfeitos para competições.

Contudo, apesar de ser ideal para carros de corrida, não são recomendados pneus slick para carros comuns por alguns principais motivos. Por serem muito lisos, não podem ser utilizados em condições de pista úmida ou molhada, mesmo em competições, já que sem as ranhuras para o escoamento da água, é provável que o carro sofra com aquaplanagem, podendo causar graves acidentes. Então se você optasse por utilizá-los no dia a dia, teria que trocar para um pneu de rua sempre que estivesse chovendo, o que não seria nada prático para um carro comum, o correto é que eles estejam aptos a rodar em qualquer condição climática, por isso, o ideal é o uso de pneus que possuem ranhuras e canaletas, adequados para andar mesmo quando há umidade na pista.

Existe também o pneu semi slick para carros que procuram pneus de altos desempenhos na estrada. A diferença do semi slick para o pneu slick normal são as ranhuras. As ranhuras do semi slick pneu diminui o risco de aquaplanagem, porém não é tão aderente.

A durabilidade dos pneus slick também é menor, os pneus de rua são feitos para durar mais do que os de competição. Sua borracha é mais dura e se molda menos à superfície, possuindo menos aderência. Apesar de surtirem quase o mesmo efeito, causando aquaplanagem, é importante não confundir pneu careca com os pneus slick, projetados com tecnologia para competições em pistas adequadas, diferente dos pneus comuns, que quando estão carecas, tornam-se perigosos, pois eles podem estar ressecados deixando o carro instável, por isso, andar por aí com o pneu assim pode acarretar infração grave, rendendo 5 pontos na carteira de motorista e multa.

Portanto, os pneus slick garantem melhor performance quando utilizados adequadamente, somente por carros de corrida, em pista seca, durante as competições, por possuírem maior área de contato com o solo. Contudo, se a corrida estiver acontecendo em um dia chuvoso, estes pneus são obrigatoriamente substituídos por pneus de rua, que são mais seguros neste caso, pois possuem sulcos por onde a água é escoada, evitando que o piloto perca o controle do veículo, garantindo mais segurança.