Bridgestone e Cultura Sustentável lançam o projeto Recicla Pneus

 

Ação contará com exposição itinerante em estações do metrô de São Paulo e oficinas em escolas públicas


 

São Paulo, Brasil, 11 de outubro de 2016 – Patrocinada pela Bridgestone e promovida pela Cultura Sustentável, a exposição Recicla Pneus chega às estações de metrô de São Paulo mostrando a história do pneu, produto tão essencial na vida das pessoas, e as diversas destinações possíveis após sua vida útil. Fruto do trabalho e pesquisa do artista Daniel Beato o projeto conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O metrô República será a primeira parada da mostra. A exposição ficará na estação entre os dias 10 de outubro e 11 de novembro.

Conscientizar o público da responsabilidade com o meio ambiente é um dos objetivos da exposição. A mostra apresenta diversas maneiras de reaproveitar o pneu inservível. A utilização artística dos pneus também pode ser conferido na Recicla Pneus. Daniel Beato, Ecodesigner de Produto, iniciou o desenvolvimento de tecnologias artesanais com reaproveitamento de pneus em 2001, ainda na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Desde então se dedica a criação de peças que resignificam a utilização principal do pneu. O resultado desses anos de trabalho pode ser visto pela primeira vez nesta mostra autêntica e espontânea.

Além da mostra, o projeto conta com Oficinas de Ressignificar pneus em escolas publicas. “Atenderemos mais de 2.000 crianças, na capital paulista, ensinando a transformar o pneu em brinquedos e, o principal, ensinando a importância do descarte correto de resíduos”relata Ana Carolina Xavier, curadora do projeto.

No Brasil, o setor de pneumáticos promove a logística reversa dos pneus produzidos no País. Desde 1999, 3 milhões de toneladas de pneus inservíveis já foram coletadas e destinadas adequadamente - o equivalente a 600 milhões de pneus de passeio. Para Rodrigo Hallack, gerente de Assuntos Corporativos da Bridgestone, “o apoio ao projeto Recicla Pneus é uma forma de conscientizar a sociedade sobre as possibilidades de destinação do pneu após o seu uso convencional e promover a responsabilidade pós-consumo”.

O pneu inservível é utilizado como combustível alternativo na fabricação de cimento, diminuindo a emissão de CO2, também pode ser aplicado em pisos de quadras poliesportivas, na pavimentação de estradas, na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos industriais, além de tapetes para automóveis.

“É muito gratificante poder contribuir para a divulgação de projetos como esse. O Brasil possui uma politica nacional de resíduos sólidos ativa, e é dever da sociedade, como um todo, fazer sua parte para gerarmos o mínimo de resíduos e reaproveitarmos transformando-os em arte” diz Ana Carolina.

Serviço:

Exposição: “Recicla Pneus”

Período: 10 de outubro a 10 de novembro.

Local: Estação República do Metrô.

Horário de Funcionamento: Diariamente, das 4h40 à 1h00.

 

Sobre a Bridgestone

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a Bridgestone também atua nos segmentos de molas pneumáticas; produtos químicos para aplicações em construção civil, como materiais de impermeabilização; borracha industrial; e artigos desportivos, entre outros. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países em todo o mundo.

No Brasil, a fabricação de pneus das marcas Bridgestone e Firestone está distribuída nas unidades de Santo André (SP) e de Camaçari (BA). A companhia possui também duas fábricas de bandas de rodagem e partes de borracha para reforma de pneus, instaladas em Campinas (SP) e Mafra (SC).

Saiba mais em http://www.bridgestone.com.br/

Sobre a Cultura Sustentável

A Cultura Sustentável é uma empresa especializada em consultoria e produção de projetos culturais, sociais, ambientais e esportivos. Com ampla experiência no mercado apresenta as melhores soluções no uso das leis de incentivo, por meio de estratégias personalizadas para cada área, aliando comunicação, economia e visibilidade às empresas.

Saiba mais em http://www.culturasx.com.br/

Bridgestone

Máquina Cohn & Wolfe