Bridgestone apresenta sua visão para a mobilidade sustentável no CES 2023

· Bridgestone demonstra sua visão de mobilidade sustentável através da habilitação de circularidade material, desempenho de produtos e serviços sob demanda para mobilidade pessoal e de frota.

· A presença da companhia no CES®1 2023 está centrada em três temas-chave: reciclagem de pneus e borracha natural renovável, pneus e molas pneumáticas "Smart Corner" conectados digitalmente para EVs e uma experiência de concierge digital para gerenciamento de veículos pessoais e de frota.

· Será a primeira vez que a Bridgestone mostrará sua visão para todo o ciclo de vida do produto - da fabricação à propriedade até o material em fim de vida circular - como uma demonstração do Compromisso Bridgestone E8 de se tornar uma Empresa de Soluções Sustentáveis.

focus-press

Las Vegas, 21 de dezembro de 2022 - A Bridgestone mostrará sua visão abrangente para a mobilidade sustentável no Consumer Eletronics Show 2023, em Las Vegas, de 5 a 8 de janeiro. A presença da empresa no CES 2023 está centrada em três temas-chave:

  • Borracha natural renovável e reciclagem de pneus: Guayule é uma borracha natural de origem doméstica derivada de arbustos do deserto nas regiões áridas dos EUA e México, e a Bridgestone está co-desenvolvendo tecnologias de reciclagem de pneus como parte de sua INICIATIVA EVERTIRE.
  • "Smart Corner" pneus e molas de ar conectados digitalmente para EVs: O desempenho, eficiência, segurança e conforto do veículo são melhorados através de pneus e molas pneumáticas habilitados por sensores.
  • Concierge digital para gestão de veículos pessoais e de frota: Os proprietários e operadores de veículos têm acesso a ferramentas de gerenciamento de veículos online, estilo concierge, para atender seus veículos, em seus termos.

A entrega de mobilidade sustentável passa por cada etapa da vida útil do pneu e do produto de borracha - desde a fabricação e propriedade até a manutenção e o material em fim de vida circular - para considerar os processos e ferramentas mais responsáveis para cada etapa. No CES, a Bridgestone demonstrará sua visão de “ponta a ponta” para pneus e experiência de gerenciamento de veículos, com o objetivo final de um transporte neutro em carbono no futuro.

Fazendo um pneu mais sustentável

A Bridgestone se comprometeu com a meta de aumentar o uso de materiais reciclados e renováveis para 40% de seus recursos até 2030 e atingir a meta de utilizar materiais 100% sustentáveis até 2050. No CES, a empresa mostrará vários elementos-chave de seu objetivo para um mercado de pneus sustentável e circular.

Uma fonte alternativa renovável de borracha natural, a guayule, produz borracha natural com propriedades iguais àquela derivada da hevea. A guayule é um arbusto do deserto nativo das regiões áridas dos Estados Unidos e México e requer 40% menos água do que as culturas como a alfafa e o algodão, cultivadas hoje em dia no sudoeste americano. A empresa investiu mais de 100 milhões de dólares no desenvolvimento e comercialização da borracha natural derivada da guayule e atualmente opera uma fazenda de pesquisa de 113 hectares, uma planta piloto de bio-processamento e várias parcerias de produtores com agricultores locais e tribos nativas americanas. A Bridgestone está trabalhando para ensinar os produtores locais sobre técnicas de cultivo e irrigação inteligentes para ajudá-los a se adaptar às dificuldades atuais causadas pelas mudanças ambientais, com o objetivo de plantar mais de 10.000 hectares de guayule antes do final da década.

No início de 2022, a Bridgestone anunciou sua iniciativa EVERTIRE focada na reciclagem de pneus no final de sua vida útil para criar novos pneus. Através deste esforço global, a empresa está trabalhando com parceiros no co-desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de pneus. Um exemplo disso é o bioprocessamento de pneus em fim de vida útil através de um processo de fermentação. Os materiais resultantes deste processo são adequados para a reutilização na fabricação de pneus novos.

Possibilitando o futuro autônomo e elétrico

A solução Bridgestone Smart Corner é uma demonstração da capacidade de melhorar o desempenho, conforto e eficiência dos veículos elétricos e autônomos, paralelamente à maximização da vida útil dos pneus e molas pneumáticas.

A solução combina pneus Bridgestone premium e molas pneumáticas Firestone Airide (antigo Firestone Industrial Products) que são projetados especificamente para aplicações em veículos elétricos e autônomos. A solução Smart Corner utiliza sensores embutidos e conectados em nuvem tanto nos pneus quanto nas molas pneumáticas, permitindo que a Bridgestone forneça insights em tempo real e preditivos que elevam a segurança, eficiência e produtividade. O Bridgestone ENLITEN EV Concept Tire é construído com novos materiais que são tanto renováveis quanto energeticamente eficientes, reduzindo a resistência de rolagem para aumentar o alcance da bateria ao mesmo tempo em que atende às exigências de cargas mais altas e resistência ao desgaste associadas aos EVs.

O pneu ENLITEN EV Concept Tire é acoplado ao Firestone Airide Concept EV Air Springs, projetado como parte do sistema integrado do pneu para otimizar a eficiência e a qualidade de pilotagem. Esta mola pneumática conectada digitalmente se adapta às cargas dinâmicas e permite que sistemas de suspensão ativa isolem ainda mais o ruído, vibração e dureza, enquanto maximiza a segurança e eficiência sem comprometer o conforto de pilotagem. A mola pneumática também permite o ajuste proativo da altura do veículo para maximizar a eficiência aerodinâmica, melhorar a acessibilidade do usuário e a proteção dos componentes do piso inferior em ambientes urbanos e fora da estrada.

Tanto o ENLITEN EV Concept Tire como o Firestone Airide Concept EV Airide Spring possuem sensores integrados que coletam dados de pressão de ar, temperatura e acelerômetro que, quando combinados com a tecnologia de análise de dados de propriedade da Bridgestone, podem informar sistemas de veículos nativos com estimativas em tempo real da carga em curva, condições da superfície da estrada e as capacidades de desempenho do pneu e da mola. Estas percepções digitalmente habilitadas impulsionam a conscientização e ação para maximizar a segurança em veículos elétricos e autônomos, enquanto permitem que as soluções de mobilidade da Bridgestone antecipem as necessidades do veículo e conectem os clientes diretamente aos serviços que aumentam a produtividade e conveniência, prolongam a vida útil do produto e proporcionam maior sustentabilidade para o futuro de mobilidade sem emissões e neutro em carbono.

Capacitando o proprietário do veículo

A manutenção preventiva é fundamental para garantir a saúde, longevidade, ótimo desempenho e eficiência de um veículo. A Bridgestone Fleet Care combina pneus conectados a dados com sistemas de veículos a bordo para automatizar ou capacitar os proprietários com o cuidado do veículo. Seja um carro de passeio ou uma frota completa de vans de entrega, a solução de manutenção da frota se integra perfeitamente aos sistemas do veículo para reunir dados para manutenção de rotina, necessidades de serviço, previsões de desgaste de pneus e muito mais em uma única experiência on-line.

Os dados são interpretados para mostrar o status das necessidades de cada veículo com antecedência e podem fornecer opções de serviço para resolver essas necessidades com o apertar de um botão. A solução de manutenção da frota está conectada a uma rede de prestadores de serviços móveis, independentes e de propriedade da empresa e permite que o proprietário do veículo escolha quais os serviços a serem conduzidos, em suas condições. O pagamento digital é igualmente fácil, e todos os serviços podem ser conciliados através de uma única opção de pagamento ou da inscrição em um serviço de assinatura de manutenção de veículos.

Esta plataforma permite que as frotas sejam mais produtivas, operem de forma mais eficiente e econômica, e a Bridgestone visa trazer este mesmo nível de valor e serviço premium e personalizado para a frota familiar e a frota de um. A Bridgestone está proporcionando uma nova experiência ao cliente através de soluções que ajudam a tornar os veículos e as frotas das quais dependemos mais eficientes, ao mesmo tempo em que nos mantém em nossa jornada.

A Visão da Mobilidade Sustentável da Bridgestone apoia o “Bridgestone E8 Commitment” que consiste em 8 valores semelhantes aos da Bridgestone, começando com a letra "E" (Energy, Ecology, Efficiency, Extension, Economy, Emotion, Ease, and Empowerment, ou Energia, Ecologia, Eficiência, Extensão, Economia, Emoção, Facilidade e Empoderamento) para realizar uma sociedade sustentável.

A Bridgestone estará em exposição no estande 5867 no West Hall, no Centro de Convenções de Las Vegas. Os dias da mídia do CES 2023 são 3-4 de janeiro de 2023 e os dias públicos são 5-8 de janeiro de 2023. Para mais informações, acesse https://www.bridgestoneamericas.com/ces.