Bridgestone desenvolve pneus Potenza Sport sob medida para a Ferrari Roma

Compartilhar

• Bridgestone foi selecionada como parceira para o desenvolvimento dos pneus da Ferrari Roma.
• Produzidos na fábrica de pneus de alta tecnologia e altamente especializada da Bridgestone em Roma, os pneus Potenza Sport, desenvolvidos sob medida, aumentam a dinâmica de direção e proporcionam um excelente conforto e desempenho em pistas molhadas.
• A Bridgestone e a Ferrari trabalharam em colaboração para desenvolver e aprimorar o pneu de desempenho ideal para a Ferrari Roma.

Potenza Sport

BRUXELAS, 26 de outubro de 2021 – A Bridgestone foi selecionada pela Ferrari como fornecedora de pneus para o mais recente carro GT da fabricante italiana, a Ferrari Roma. Com 620bhp e tração traseira, a marca tinha a necessidade de um pneu adequado ao desempenho do veículo, em pista seca e molhada. A colaboração com a Bridgestone permitiu que o inovador Bridgestone Potenza Sport fosse desenvolvido especificamente para atender os requisitos exclusivos da Ferrari Roma.

Desenvolvido para proporcionar um desempenho de alto nível

O Potenza Sport, que entrega o melhor desempenho da classe em pista seca, juntamente com uma excelente performance no molhado¹, foi desenvolvido pela Bridgestone para otimizar a aderência lateral e longitudinal e o desempenho em diferentes condições climáticas.

Para atingir tais requisitos desafiadores, a companhia desenvolveu um composto de banda de rodagem dedicado com uma especial distribuição de vazio na geometria do desenho do pneu traseiro para entregar o excepcional desempenho em chuva, enquanto mantém a performance em pista seca.

O projeto de desenvolvimento dedicado garantiu que o Bridgestone Potenza Sport fornecesse as características de desempenho dinâmico necessárias. Isso incluiu o ajuste do design da banda de rodagem nos pneus traseiros para uma performance ideal em tempo chuvoso.

“Um fantástico estudo de caso de colaboração”

O Potenza Sport da Bridgestone, com desenvolvimento personalizado, está agora disponível na Ferrari Roma nas medidas 245/35ZR20 91Y e 285/35ZR20 (100Y). O pneu foi desenvolvido e produzido no Centro de Tecnologia e Inovação da Bridgestone EMIA, em Roma, na Itália. A planta de Roma dedica-se à produção de pneus de alta tecnologia, altamente especializados, permitindo uma conexão direta entre a equipe de desenvolvimento e produção. 

Para Steven De Bock, VP de Consumer Reposição e EO da Bridgestone EMIA, “trabalhar com a Ferrari no projeto Roma, foi um estudo de caso fantástico de colaboração. Trabalhamos juntos durante um longo e cuidadoso processo de engenharia de um pneu sob medida incrivelmente capaz, sob a forma do Bridgestone Potenza Sport. Tudo feito para atender às demandas de alto desempenho da Ferrari Roma. Estamos orgulhosos do resultado, com o modelo personalizado oferecendo performance e atributos de dirigibilidade que maximizam as capacidades do veículo.”

1- Testes realizados pela TÜV SÜD a pedido da Bridgestone em julho-setembro de 2020, nas instalações da Bridgestone EUPG (Itália) para testes em pistas secas e molhadas com Audi S4 3.0 TFSI e o pneu na medida 245/40 R18. Potenza Sport em comparação com os desempenhos dos principais concorrentes do mesmo segmento: Continental PremiumContact6, Michelin Pilot Sport 4, Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5, Pirelli P Zero PZ4. Anexo ao Relatório No. [713190691-PS]. Estabilidade reta, classificação: Bridgestone Potenza Sport (9,33), Continental Premium Contact 6 (9,00), Michelin Pilot Sport 4(8,67), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (8,67), Pirelli P Zero PZ4 (8,56).Estabilidade em curva, classificação: Bridgestone Potenza Sport (9,21), Continental Premium Contact 6 (8,13), Michelin Pilot Sport 4 (8,67), Goodyear Eagle F1 Assimétrico 5 (8,33), Pirelli P Zero PZ4 (8,58).Distância de frenagem no seco (100 km/h a 0 km/h), metros: Bridgestone Potenza Sport (33,4), Continental Premium Contact 6 (35,4), Michelin Pilot Sport 4 (34,5), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (35,9), Pirelli P Zero PZ4 (34,8). Curvas em piso molhado - Aderência lateral em piso molhado.

“(aceleração lateral) em metros/segundo2: Bridgestone Potenza Sport (7.06), Continental Premium Contact 6 (6.42), Michelin Pilot Sport 4 (6.45), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (6.63), Pirelli P Zero PZ4 (7.03). Dirigibilidade no molhado (avaliação subjetiva e velocidade média) classificação média e em km/h: Bridgestone Potenza Sport (9.19; 90.87), Continental Premium Contact 6 (7.97; 87.32), Michelin Pilot Sport 4 (8.28; 87.84), Goodyear Eagle F1 Asymmetric 5 (8.25; 88.05), Pirelli P Zero PZ4 (8.72; 89.12)”.