• Idade média da frota circulante aponta a necessidade dos cuidados com os pneus.
• Conhecer o momento certo para a troca de pneus contribui para a performance do veículo.
• Manter o carro em boas condições é essencial para uma boa conduta dos motoristas no cotidiano.
Semana Nacional de Trânsito: Bridgestone explica qual é a hora correta para trocar os pneus
SÃO PAULO, 23 de setembro de 2021 – Dados do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos) apontam que a idade média da frota circulante atingiu 10 anos em 2020. Com a Semana Nacional do Trânsito acontecendo entre os dias 18 e 25, este é um dado que precisa ser bastante considerado já que manter o carro em boas condições é parte importante da boa conduta dos motoristas. Dessa forma, a Bridgestone aproveita a data para reforçar as dicas que identificam o momento correto para trocar os pneus do carro.
“Ficar atento aos sinais que o próprio pneu indica é a atitude mais correta para saber a hora certa da substituição”, comenta Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “Algumas variáveis como tipo de pneu, volume de carga transportada, estrada onde o veículo trafega, clima e se recebeu a manutenção correta podem influenciar o momento para a troca. Desta maneira, o principal indicativo é analisar o TWI (Tread Wear Indicator)”, explica.
O TWI são ressaltos de borracha que ficam nos sulcos dos pneus e possuem 1,6 mm de profundidade. Quando chegam ao seu limite, sinalizam que o pneu deve ser trocado, pois passou a ser considerado ‘careca’, interferindo na segurança e se tornando passível de autuação pelas autoridades de trânsito.
Caso seja necessário realizar a troca, o consumidor precisa saber a largura, a altura (ou série) e o aro, além do índice de carga e o símbolo de velocidade do pneu. Se o motorista não possuir o manual, deve entrar em contato com a montadora para obter tais informações. Caso o pneu velho seja original, é possível verificar os itens em suas laterais. Lá constam dois números separados por uma barra que indicam largura e altura. A letra indica o tipo (radial ou diagonal) e o número seguinte trata-se do aro da roda. Desta maneira, o pneu Bridgestone Turanza T005 215/45 R17 95W, por exemplo, tem 215 mm de largura de seção, e altura igual a 45% da largura de seção, é radial e é montado em rodas de aro 17 polegadas. Se não houver letra é porque ele é diagonal. O número 95 é o índice de carga. Já a letra W é o símbolo de velocidade e indica que o pneu pode ser usado à velocidade de 270 km/h.
Para mais informações, acesse https://www.bridgestone.com.br/
-
Bridgestone desenvolve pneus EV com tecnologia de ultrabaixa resistência ao rolamento para o BMW IX
Bridgestone desenvolve pneus EV com tecnologia de ultrabaixa resistência ao rolamento para o BMW IX
A Bridgestone, líder mundial em pneus e soluções de mobilidade sustentável, aplicou suas mais recentes tecnologias e sua experiência no apoio à mobilidade elétrica ao desenvolvimento de pneus sob medida para o BMW iX. O primeiro veículo totalmente elétrico da empresa, desde o pioneiro BMW i3, usará o modelo Bridgestone Alenza de ultrabaixa.
-
Bridgestone reforça a importância do rodízio dos pneus
Bridgestone reforça a importância do rodízio dos pneus
Medida influencia na performance e segurança dos veículos e deve ser observada, especialmente, pelos motoristas que pegarão as estradas durante o feriado prolongado
-
Bridgestone investe em empresa norte-americana de tecnologia de pneus
Bridgestone investe em empresa norte-americana de tecnologia de pneus
A Bridgestone Americas anunciou recentemente o investimento minoritário em uma empresa de gerenciamento de sensores e dados de pneus: a Tyrata, Inc. Usando uma solução automatizada e econômica do tipo “drive-over”, que mede a banda de rodagem dos pneus, a Tyrata coleta dados de desgaste dos pneus e oferece análises na nuvem.